top of page
Buscar
Foto do escritorYoga com a Nina

Criando sua prática pessoal.

A prática pessoal é um componente indispensável do nosso Sadhana. A orientação dos professores e a presença regular nas aulas são a fundação, mas a prática pessoal é onde o praticante pode realmente se desenvolver e incorporar o yoga na sua vida.


A evolução dos alunos acelera no momento em que começam a praticar sozinhos. Ainda assim, para muitos iniciar a prática pessoal de yoga representa uma grande dificuldade e, apesar de reconhecerem sua importância e comparecerem com regularidade às aulas, somente uma minoria consegue torná-la parte de sua rotina diária. 


Temos a tendência de tomar resoluções drásticas no que diz melhorar nossas vidas. Muitas vezes, iniciantes no yoga chegam ansiosos e decidem dedicar uma hora ou mais ao dia para prática. O problema com esse tipo de decisão é que em geral elas não são executáveis no contexto dos seus atuais estilos de vida e obrigações. 


Algumas dicas podem te ajudar neste processo de construção. Confira abaixo:


1- ESTABELEÇA UMA META ACESSÍVEL.


“Pratique por apenas 15 minutos ao dia, o importante não é a duração, mas a regularidade!”. Determine um tempo de prática que possa ser repetido diariamente, sem gerar mudanças dramáticas na sua rotina, e se comprometa a ele.


2- ENCONTRE UM LOCAL.


Encontre um lugar adequado na sua casa para praticar yoga e mantenha seu tapete sempre aberto no chão neste local, pronto para a prática. Essa atitude simples vai reduzir mais uma barreira e irá lembrá-lo de praticar .


3- TENHA UMA PRÁTICA FIXA DE ÁSANAS.


Peça uma lista recomendada de asanas ao seu professor e cole-a na parede, em frente ao seu tapetinho! Ou pratique sempre a mesma aula gravada ou vídeo do youtube.

Aos pouco você memorizará a sequência e a prática começa a acontecer naturalmente.


4- SUPERE A PREGUIÇA.


A preguiça pode ser um obstáculo muito forte, mas existem duas estratégias para lidar com ela. Uma é imaginar a sensação de bem estar alcançada ao final da prática. Uma boa prática de yoga sempre vai fazer você se sentir renovado, relaxado e satisfeito. O simples ato de imaginar o estado mental de paz a ser alcançado é uma excelente motivação para começar a praticar. A segunda é pensar “Ok, vamos tentar por 10 minutos e ver como vai!” Independentemente do seu estado de ânimo ao iniciar a prática, é muito provável que você ultrapasse os dez minutos programados ou acabe desejando ter reservado mais tempo para a prática.


5 - PRATIQUE COM DISCIPLINA ESPIRITUAL.


Seja fiel ao seu Sadhana como se fosse uma religião. Se você está comprometido com esse caminho, seja determinado o suficiente para manter-se nele. Não deixe os impulsos diários tirarem você do seu equilíbrio. Reservar hora e dia fixos para a prática é o primeiro passo para torná-la um hábito. Mesmo assim, uma verdadeira disciplina deve ser enraizada na consciência.


6 - PRIORIZE O YOGA COMO VALOR DE VIDA.


Você pode ter muitas tarefas ou projetos para completar hoje, mas o tempo investido em sua prática tem o potencial de melhorar a qualidade de todo o seu dia. Depois da prática sua mente vai estar mais clara, sua inteligência mais afiada e suas emoções mais equilibradas. Por isso, o tempo que você investe na sua prática irá mais do que compensar, uma vez que você será mais eficiente em suas outras tarefas.

Você irá sentir-se mais relaxado e tranquilo e irá desperdiçar menos tempo e energia. Você tomará melhores decisões e priorizará melhor suas tarefas. Além disso, a alegria, paz e harmonia que você experimentará, vai resplandecer. Você irá sentir-se mais feliz, o que melhorará sua interação com os outros e, possivelmente, transmitirá parte da sua alegria e serenidade também


E por fim:


“Semeie um pensamento e você colherá uma ação, semeie uma ação e você colherá um hábito, semeie um hábito e você colherá um caráter, semeie um caráter e você colhera um destino”. Nossos pensamentos, quando controlados, podem ser muito poderosos


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page